segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana Luso-Brasileira II



Semana Luso-Brasileira II
Acadêmica Vilma Cunha Duarte

Tomem seus lugares a bordo. Vamos continuar a viagem.
Portugal sempre nos espera antigo, moderno, amigo e paternal.

Lisboa ergue-se nas suas 7 colinas sobre o rio Tejo, banhada por uma luz única. Capital de Portugal desde a conquista aos Mouros em 1147, é uma cidade lendária com mais de 20 séculos de história e o mais importante polo turístico do País. Dos edifícios pombalinos, com fachadas de azulejos, às estreitas ruas medievais dos bairros típicos, com animada vida noturna, aos inúmeros museus, palácios, lojas, Lisboa encanta viajantes curiosos.

Com Dr. Vítor Escudero, perito no assunto, visitamos a Lisboa Monumental.
Passamos pela Praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Rossio e baixa de Lisboa, Sé de Lisboa, Castelo de S. Jorge,Alfama, Praça do Comércio, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e Monumento das Descobertas.

Destaco o Mosteiro dos Jerônimos, obra fundamental da arquitetura Manuelina, encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama regressar da sua viagem à Índia.
Foi iniciada em 1502. O nome vem da Ordem de São Jerônimo, nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao sismo de 1755, mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.
Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos
Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique. Ainda os de Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões,Alexandre Herculano e  Fernando Pessoa.

Depois do deslumbrado tour, iguarias de lamber os beiços no Almoço Típico Ribatejano no Clube Taurino Vilafranquense.
Ementa: Pão, Manteiga, Azeitonas e Peixinhos do Rio de Escabeche, Carne de Toiro Bravo à Panela de Campino. Salada de Frutas do Campo. .Águas, Cervejas, Sumos, Vinhos e Café, Arte culinária, deliciosamente cultural.
Distribuição de Diplomas da Academia Internacional de Heráldica (Portugal) e Homenagem aos Poetas Aldravistas Brasileiros.

Fazer o quilo visitando o Núcleo Museológico do Mártir São Sebastião, e a Exposição de Pedras Armoreadas do Concelho de Vila Franca de Xira, acompanhados pelo Investigador - Mestre David Silva e o Museu do Neo-Realismo Português, em Vila Franca de Xira, experiência nova com digestão cultural.

Mais tarde, visita e recepção na Tertúlia, A Círófila, na Centenária Praça de Toiros Palha Blanco, com requintado coquetel, mostra dos arquivos de “toiradas,” entregas de Mérito Cultural e troca de lembranças. Momento primoroso de conhecermais um capítulo da riqueza históric- cultural da Vila Franca de Xira.

Às 19.30, Aperitivo “Pôr do Sol” e Jantar no Restaurante” Voltar ao Cais”, em Alhandra.
Ementa: Pão, Manteiga, Azeitonas, Peixinhos da Horta e Ovos Mexidos com Farinheira. Torricado com Bacalhau Assado..Selecção, (com 2cês) de Sobremesas “Voltar ao Cais”.  Águas, Cervejas, Sumos, Vinhos e Café. Um luxo gastronômico!
Sem traduzir para não estragar a surpresa de quem, se puder, conheça o velho Portugal.

Finalizando as atividades do dia precioso, Tertúlia Poética entre Poetas Aldravistas Luso-Brasileiros. O poema de improviso desta representante brasileira, falando da históriados descobridores e agradecendo a acolhida todos os dias e em todos os lugares, comoveu os gentilíssimos anfitriões, convidados, e donos do distinguido restaurante.

Viva a Literatura Brasileira Aldravista, nascida e batizada em Mariana.
Fazendo as honras de Minas Gerais, em mares nunca dantes navegados...

Milagre das palavras,-que de carona com a criatividade, pulam cancelas continentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário