segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ano do Brasil em Portugal - Semana Luso-Brasileira



Ano do Brasil em Portugal
Semana Luso-Brasileira
Acadêmica Vilma Cunha Duarte

Sair de casa para uma viagem pomposamente, cultural em Lisboa e Ilha da Madeira, prêmio maior que a loteria comum não tem.
Depois de um voo tranquilo, Belo Horizonte-Lisboa, fomos recebidos no Embaixador Hotel em Lisboa, por cicerones de luxo: Dr. Vítor Escudero, professor e acadêmico renomado, a esposa Dra. Ana Cristina Martins figura expressiva no meio universitário de Lisboa, do Departamento de História da Universidade Lusófona e Sua Alteza Real,Infante Dom Miguel de Bragança, Conde de Viseu, para cumprir o primeiro dia de um intenso programa cultural.

Convido meus queridos leitores a conhecer palácios, museus, bibliotecas, Academias de Letras, Universidades, com paradas gastronômicas de dar água na boca.  Não resisto em mostrar cardápios (em português de lá)com iguarias pra degustar de joelhos. Comer também foi cultura na festa gastronômica em todos os restaurantes de Lisboa e Funchal.

Sábado, 6 de Abril:
Almoço Típico no Restaurante Adega do Saloio, em São Pedro de Sintra.
Ementa: Pão, Manteiga, Azeitonas e Queijinho Fresco. Espetadas de Carne à Velha Sintra, com Batatinhas, Arroz e Salada.  Sobremesa: Pudim da Casa ou Arroz Doce à Portuguesa. Águas, Cervejas, Sumos, Vinhos e café.

Depois, visita guiada ao Palácio Nacional da Vila de Sintra, acompanhados pela Dra. Ana Cristina Martins. Que aula a letradíssima professora nos deu!
O imponente palácio, principal conjunto arquitetônico sintrense, tombado como Monumento Nacional, tem origem provável num primitivo paço dos walis, mouros, originado de duas etapas de obras: a primeira, no reinado de D. João I (séc. XV); a segunda, no reinado de D. Manuel I (séc. XVI).Possui o maior conjunto de azulejos mudéjares do país. Duas grandes chaminés geminadas coroam a cozinha e constituem o "ex-libris" de Sintra. Com suas salas dos Cisnes; das Pegas; das Sereias; das Galés; da Coroa; de César; das Sereias; a Capela Gótica dedicada ao espírito Santo, os jardins começando a acordar em primavera, dou destaque pessoal para a sala dos Brasões. Onde o brasãodos “Cunhas”  também fazia bonito  na belíssima pintura histórica. A historiadora afirmou,(já sabia da outra vez), que os “Cunhas” são um ramo só, de uma família conceituada e de tradição em Portugal.

Visita ao longo da Vila Romântica de Sintra, com “paragem” para comer as tradicionais Queijadinhas e Travesseiros de Sintra.
Minha 2ª vez lá, com lembranças literárias de Maria Eduarda e Carlos Eduardo,crias de Eça de Queirós, que viveram uma paixão avassaladora por aquelas paragens.

À noite Jantar/Sarau da Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro, no Restaurante Clara Chiado, no Chiado, em Lisboa.
Ementa: Pão, Azeite e Manteiga, Azeitonas, Pastéis de Bacalhau e Peixinhos da Horta.
Sopa Rica do Mar à Rafael Bordalo Pinheiro. Peixe Branco com Saudades de Portugal e Acompanhamentos Variados.Sobremesa: Sopa de Morangos à Chiado ou Fruta
Águas, Cervejas, Sumos, Vinhos e Café.
Regalo requintado para o paladar.

Em seguida Sarau Literário e Cerimônia de Entrega de Diplomas da Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro e outras lembranças aosVisitantes Brasileiros, e medalhas e diplomas concedidos aos ilustres anfitriões  pela ALACIB,  e Diploma de Grande Mérito Cultural da Aldrava de Letras e Artes à Professora Doutora Ana Cristina Martins.
Numa cerimônia aconchegante e bonitaa troca de figurinhas luso- brasileira cultural  aconteceu em alto estilo. Sua Alteza Dom Miguel, aguentou firme o dia inteiro no programa intenso, e ajudou naentrega de medalhas e diplomas aos intelectuais presentes.

A cultura me fascina tanto, que desconheci o cansaço apesar da travessia aérea de mudança de continentes, a fim de chegar ao abençoado destino europeu.

Bem haja, Portugal!


Para visualizar as fotos, acessem:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário